Atrair o público certo para uma clínica odontológica pode não ser uma tarefa fácil. Afinal de contas, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem mais de 80 mil clínicas dentárias e mais de 400 mi profissionais. Ou seja, as clínicas precisam de estratégias certeiras para ter uma diferenciação da concorrência e conseguir captar mais pacientes.
Ao contrário do que se imagina, não basta focar em quem está com algum problema dentário; é preciso mais do que isso. Nesse sentido, criar personas na odontologia é a maneira mais certeira de conquistar os pacientes certos para clínicas de qualquer porte.
Neste artigo, você vai compreender o que são personas, como usá-las no contexto de odontologia e como criá-las a fim de atrair os pacientes adequados para a clínica odontológica.
Boa leitura!
O que são Personas?
Quem trabalha na área de comunicação ou marketing está mais familiarizado com esse termo, mas você sabe o que são personas? As personas, de um modo geral, são a representação de uma pessoa real, ou seja, essa pessoa não existe, mas os dados utilizados para construí-la sim. ATENÇÃO: pode parecer a mesma coisa, mas personas e público-alvo possuem significados diferentes.
Para construir as personas, o responsável precisa ter em mão dados reais, como o comportamento do consumidor, dados demográficos, quem são os clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são as principais necessidades. Esse passo é fundamental para que a persona seja embasada em dados, não em “achismos”.
O público-alvo é o conceito de um segmento de pessoas com características em comum que a empresa escolhe para direcionar as campanhas e anúncios. Podemos dizer que o público-alvo é um conjunto, enquanto que a persona é o indivíduo.
Um exemplo prático: uma clínica odontológica especializada em implantes fez uma pesquisa de mercado para entender os hábitos de quem faz esse tipo de tratamento. Com isso, chegou à seguinte conclusão:
Público-alvo: homens e mulheres, com 50 anos ou mais, moradores de cidades com mais de 150 mil habitantes, que possuem renda per capita de R$ 2.000,00, estão na fase final da vida profissional, quase se aposentando.
Persona: Ivan, 56 anos, morador de Joinville/SC. É supervisor comercial de uma empresa de material de construção e trabalha nessa área há 30 anos. É casado, pai de três filhos em idade universitária e está quase se aposentando. Agora que os filhos possuem independência financeira e o próprio trabalho, Ivan decidiu investir em um tratamento dentário, que vem sendo adiado nos últimos 20 anos.
Por que as Personas são importantes para clínicas odontológicas?
Agora que ficou claro qual a diferença entre público-alvo e persona, vamos para a importância dessa última, principalmente no contexto da odontologia. As personas com foco na odontologia se tornam fundamentais à medida que a clínica precisa captar pacientes, e para não perder tempo, a captação precisa garantir que os pacientes a serem atendidos serão os ideais para a clínica.
Além disso, com as personas de odontologia definidas de maneira correta, outros benefícios são percebidos, como:
Comunicação mais efetiva: com as personas criadas para odontologia, a clínica odontológica consegue desenvolver uma comunicação mais eficiente, conversar melhor com os pacientes, direcionar melhor as mensagens e entender do que os pacientes realmente precisam.
Campanhas mais eficazes: por meio das personas para odontologia, as taxas de conversão e retenção de pacientes podem melhorar. Isso porque, como dito anteriormente, as personas para odontologia ajudam a identificar os potenciais pacientes que mais preenchem o perfil da clínica. Assim, com os pacientes certos na clínica, as chances de um tratamento de sucesso aumentam, fidelizando o paciente.
Como criar Personas para sua clínica odontológica?
Criar as personas de odontologia pode parecer difícil, mas com o apoio certo, a tarefa fica mais fácil e obtém resultados melhores. Os passos para a criação de uma persona para uma clínica odontológica não é diferente dos passos utilizados para criar personas para outros tipos de empresas.
Os passos principais para a criação de personas para uma clínica odontológica são:
pesquisa de mercado: onde o responsável deverá coletar dados demográficos, comportamentais e psicográficos. Exemplos desses dados: tamanho da cidade onde mora, hábitos de consumo, hobbies, personalidade, profissão, formação, faixa etária, classe social, entre outros.
Esses dados podem ser coletados com os pacientes atuais e com pacientes em potencial, preenchendo uma pesquisa ao realizar o orçamento, por exemplo. Redes sociais como o LinkedIn ou pesquisas de mercado já publicadas também podem ajudar.
análise dos dados: com os dados em mãos, os responsáveis pela análise vão identificar padrões e segmentá-los, para ajudar na construção da persona.
criação dos perfis de personas: com os dados analisados e segmentados, é hora de dar vida para as personas. A atividade consiste em criar uma representação fiel à realidade, de uma pessoa com idade, classe social, profissão e demais características comportamentais bem definidas.
validação e refinamento: para saber se as personas para odontologia criadas para a sua clínica são as corretas, é preciso de validação. Para isso, o setor responsável pelas campanhas deve criá-las a fim de atrair pacientes com o perfil da persona criada, e entender se os resultados serão satisfatórios.
A tarefa não acaba aqui, pois de tempos em tempos, a equipe precisa refazer a coleta de dados para identificar possíveis mudanças nos hábitos de consumo, que possam impactar no dia a dia da clínica.
Exemplos de Personas para clínicas odontológicas
A seguir, conheça alguns tipos de personas para clínicas odontológicas para te inspirar.
Exemplo 1: Júlia, 21 anos, moradora de Santo André/SP. É atendente de loja em um shopping na capital paulista e trabalha no atual emprego há 3 anos. É solteira, sem filhos e está no terceiro ano da faculdade de administração. Agora que se sente estável no emprego, decidiu realizar um tratamento com alinhadores invisíveis, para tratar o problema dos dentes desalinhados.
Exemplo 2: Márcia, 52 anos, moradora de Contagem/MG. É encarregada do setor em uma fábrica de camisetas. É casada, possui um filho adolescente e está no atual emprego há 15 anos. Agora que subiu de cargo, quer realizar um clareamento dental, já que o aspecto amarelado dos dentes lhe causa uma baixa autoestima.
Use o CRM Clinicorp para aumentar seus resultados de marketing
Com as personas para a clínica odontológica criadas, é hora de investir em campanhas para captar mais pacientes e deixar o seu consultório sempre cheio. E para administrar os pacientes novos na sua clínica, o Clinicorp te ajuda com a inovadora ferramenta de CRM.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Esse é um termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Dentro do Clinicorp, a ferramenta de CRM permite o acompanhamento e monitoramento das campanhas de marketing realizadas pela clínica odontológica
Por meio do sistema, é possível registrar os leads que entraram em contato e agendar consultas, além de gerar relatórios da campanha em questão e acompanhar as etapas iniciais da jornada desse paciente.
Fazendo essa jornada dentro do CRM do Clinicorp, todas as demais informações (desde o status desse agendamento até a etapa de aprovação do orçamento) ficarão disponíveis em um funil de campanha simples e intuitivo, e essas etapas serão atualizadas automaticamente conforme a evolução da jornada do paciente dentro da clínica.
Saiba mais sobre a ferramenta de CRM dentro do Clinicorp:
Software Odontológico Clinicorp | CRM para Dentistas
Conclusão
Criar personas para uma clínica odontológica, assim como para qualquer empresa, tem por objetivo ilustrar os pacientes em potencial para atraí-los por meio de campanhas eficazes. Porém, nem sempre a criação dessas personas é uma tarefa fácil.
Com muita pesquisa e análise de dados, as personas são criadas e testadas por meio de campanhas, e a maneira mais certeira de saber se deu certo ou não é a chegada de novos pacientes na clínica.
E para administrar os novos pacientes da clínica, o dentista e a secretária podem contar com a ferramenta de CRM dentro do software Clinicorp. Com ela, todos os pacientes oriundos de campanhas de marketing são administrados de maneira prática e intuitiva, permitindo ao dentista saber qual tipo de estratégia é mais eficaz para atrair pacientes para a clínica.
Conte com uma estrutura de tecnologia para ajudar em toda a jornada do paciente dentro da sua clínica. Contrate o Clinicorp e preocupe-se apenas com os atendimentos – preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração sem compromisso!