Bioestimulador de colágeno: tudo o que você precisa saber

Ana Barros
outubro 12, 2024
14 min de leitura
Especialidades
Compartilhe
Foto da Dra. Ana Barros: Farmacêutica Bioquímica, especialista em Saúde Estética. Proprietária do Centro de Saúde e Estética Ana Barros e do Instituto Ana Barros Academy. Idealizadora do

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

O envelhecimento facial é um processo natural que ocorre ao longo do tempo, acarretando várias mudanças na pele e nos tecidos subjacentes.

Uma das alternativas para prevenir ou reverter esse processo é o uso de bioestimulador de colágeno — um tratamento que se tornou queridinho na estética avançada devido aos seus resultados extremamente naturais e satisfatórios.

O bioestimulador de colágeno é uma substância injetável capaz de estimular a produção de novo colágeno na pele, atuando em diversas regiões faciais e corporais — e existem vários tipos dessa substância que veremos mais adiante.

Os resultados são percebidos a longo prazo e de forma natural, graças ao mecanismo de ação que faz o próprio organismo responder ao estímulo gerado. A melhoria observada está relacionada à qualidade da pele, redução da flacidez, firmeza dos tecidos, diminuição de rugas e linhas superficiais, além de volumização e efeito lifting em áreas como glúteos e face.

Texto escrito por Dra. Ana Barros

Boa leitura!

O que é um Bioestimulador de Colágeno?

O bioestimulador de colágeno é uma substância injetável que, quando aplicada na camada correta da pele (subcutâneo-derme), induz a produção de colágeno — uma proteína importante com função estrutural na nossa pele.

Esses produtos são geralmente injetados na intersecção entre o subcutâneo e a derme, onde as células produtoras de colágeno, os fibroblastos, são ativadas por meio de uma resposta inflamatória subclínica, estimulando a produção de novo colágeno.

A produção aumentada de colágeno resulta em uma melhora gradual e progressiva da qualidade da pele, incluindo aumento de espessura, firmeza e elasticidade.

Cada bioestimulador de colágeno tem suas particularidades em relação à composição, ao tempo de início do efeito e à durabilidade. Portanto, é fundamental que o profissional tenha o conhecimento adequado para selecionar o produto ideal para o tratamento de cada paciente, levando em consideração fatores como idade, estado da pele e expectativas individuais.

Outros métodos de estímulo de colágeno

Além dos injetáveis, hoje contamos com tecnologias avançadas que utilizam aparelhos capazes de estimular a produção de colágeno por meio de diferentes mecanismos de ação.

Uma dessas tecnologias é o ultrassom micro e macrofocado, sendo o Ultraformer 3 e o Ultraformer MPT dois dos mais conhecidos. Esses aparelhos são capazes de sintetizar colágeno através de lesões teciduais programadas que atingem desde a camada muscular até a mais superficial da pele.

Outros dispositivos, como o Morpheus e o Liftera, também são capazes de estimular colágeno por meios mecânicos. O mecanismo de ação dessas tecnologias é muito semelhante: as lesões teciduais controladas geram processos inflamatórios que estimulam os fibroblastos a produzir colágeno.

Você pode gostar: Tecnologia em estética avançada: O que há de mais recente e promissor no mercado estético

Tipos de Bioestimuladores de Colágeno

Sculptra® (Ácido Polilático)

O PLLA (Sculptra®) é um polímero biocompatível injetável, sintetizado a partir da fermentação do açúcar do milho. Ele é composto por micropartículas de ácido polilático (PLLA) que variam de 40 a 63 μm de diâmetro. Seu mecanismo de ação envolve uma reação inflamatória subclínica localizada. Após a aplicação, grandes partículas de PLLA atraem macrófagos, que, devido à impossibilidade de fagocitar as partículas, se unem para formar as chamadas Células Gigantes Multinucleadas. Esse processo também envolve linfócitos e fibroblastos, que são responsáveis por estimular a produção de novas fibras de colágeno, aumentando a espessura dérmica.

Inicialmente, o volume observado é devido ao diluente do produto, mas desaparece após dois ou três dias, à medida que o diluente é absorvido. Isso ocorre porque o PLLA não é um agente preenchedor imediato, mas sim um estimulador gradual de colágeno do próprio organismo. Esse tratamento é ideal para quem busca melhorar a qualidade da pele de forma natural e sem grandes transformações, com efeitos prolongados.

O Sculptra® pode ser aplicado em diferentes regiões da face e do corpo, exceto em áreas como ao redor dos olhos, lábios e rugas diretas na testa. As regiões mais comuns de aplicação são o zigomático, contorno facial, mandíbula, queixo e têmporas. No corpo, pode ser utilizado em áreas como glúteos, interno de coxas, braços, abdômen e costas. Pescoço e colo também são indicados, embora exijam diluições específicas para evitar a formação de nódulos transitórios.

Classificado como um produto de longa duração, seus efeitos podem perdurar por até 24 meses, dependendo dos cuidados individuais. O PLLA é biocompatível, biodegradável e não requer testes prévios, sendo completamente eliminado pelo organismo por meio da urina, fezes e sistema respiratório. É uma excelente opção tanto para a prevenção quanto para a reversão do envelhecimento, indicado a partir dos 25 anos, além de ser eficaz no tratamento de cicatrizes de acne.

Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio)

A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é um bioestimulador de colágeno injetável e sintético, disponível no Brasil sob os nomes comerciais Radiesse®, Rennova® Diamond e Stiim, todos aprovados pela Anvisa. É composta por 30% de microesferas de CaHA e 70% de gel transportador (carboximetilcelulose de sódio, água estéril e glicerina).

Ao ser injetada, há uma correção imediata, já que o gel transportador preenche o local, mas começa a ser dissipado após dois a três meses, deixando as microesferas de CaHA, que estimulam a formação de novo colágeno e atuam como suporte para os tecidos novos. A CaHA é amplamente utilizada para preencher áreas que necessitam de volume, tanto na face quanto no corpo, e para tratar celulites.

A duração dos resultados varia entre 12 e 18 meses, podendo se estender até 24 meses em alguns pacientes, dependendo de fatores como idade, metabolismo e hábitos individuais.

Ellansé® (Policaprolactona)

A policaprolactona (PCL), comercializada como Ellansé®, é um bioestimulador de colágeno biodegradável introduzido no mercado em 2009. Sua principal função é preencher e volumizar áreas que precisam de correção. Assim como a CaHA, o Ellansé® proporciona um efeito imediato que se dissipa à medida que o gel carreador (carboximetilcelulose) é reabsorvido, enquanto as microesferas de PCL permanecem, estimulando a produção de colágeno.

A PCL é um material biocompatível e bioabsorvível. Ao ser degradada, resulta em ácido hidroxicapróico, que é rapidamente excretado pelo organismo. Embora o efeito preenchedor seja o principal benefício do Ellansé®, ele também atua como estimulador de colágeno.

Outros tipos de Bioestimulador de Colágeno

Produtos como Profhilo® e Evo PDRN® são bioestimuladores de colágeno com efeitos regenerativos, nutritivos e hidratantes. Embora tenham um poder de bioestimulação menor em comparação com os mencionados acima, são excelentes para complementar outros tratamentos, especialmente em peles desvitalizadas que precisam de estímulos mais intensos.

Leia também: Biomedicina Estética: quais as possibilidades para quem deseja empreender no ramo

Benefícios do Bioestimulador de Colágeno

O bioestimulador de colágeno proporciona uma série de benefícios, sendo amplamente utilizado para melhorar a aparência da pele de forma global. Abaixo estão os principais benefícios desse tratamento:

Rejuvenescimento global da pele: promove a estimulação de novas fibras de colágeno, proporcionando mais firmeza e combatendo a perda de elasticidade natural da pele que ocorre com o envelhecimento.

Melhora a textura da pele: reduz poros dilatados, suaviza cicatrizes de acne e promove uma uniformização geral da pele, deixando-a mais macia e com uma aparência mais saudável.

Efeito de lifting não cirúrgico: o bioestimulador de colágeno também atua no combate à flacidez, oferecendo um efeito de lifting natural, especialmente em regiões como rosto, pescoço e colo, sem a necessidade de cirurgia.

Melhora dos contornos faciais: dependendo da técnica utilizada, esse tratamento pode delinear melhor os contornos da face, restaurando o volume e a definição perdidos com o tempo, o que devolve a jovialidade ao rosto.
Tratamento versátil: além do rosto, o bioestimulador de colágeno pode ser aplicado em diversas áreas do corpo, como glúteos, coxas, braços, costas e abdômen, tornando-se uma opção completa para rejuvenescimento corporal.

Aplicações do Bioestimulador de Colágeno na Estética Avançada

O bioestimulador de colágeno têm um papel essencial na estética avançada, pois oferece uma variedade de aplicações e contribui para resultados estéticos eficazes e duradouros. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as principais aplicações dessa substância.

Harmonização facial

O bioestimulador de colágeno atua de forma complementar com outros tratamentos como preenchedores e toxina botulínica. Ele ajuda a melhorar a aparência e firmeza da pele, proporcionando um resultado mais natural e equilibrado na harmonização facial. Além disso, contribui para o delineamento dos contornos faciais e para a restauração de volume perdido, sem dar um aspecto artificial.

Tratamento de flacidez

São indicados para tratar a flacidez em diversas áreas, incluindo face, pescoço, colo, mãos e também em regiões corporais como abdômen, braços e coxas. O estímulo de colágeno nesses pontos ajuda a devolver a firmeza e a tonicidade natural da pele, reduzindo o aspecto de pele solta.

Tratamento de celulite

Especialmente com a Hidroxiapatita de Cálcio (CaHA), o bioestimulador de colágeno tem se mostrado eficaz no tratamento da celulite. Ele ajuda a melhorar a estrutura da pele na região afetada, promovendo um efeito de alisamento e firmeza. Pode ser aplicado de forma pontual para celulites fibróticas ou de maneira homogênea para melhorar o aspecto geral da pele.

Tratamento de cicatrizes de acne

Para cicatrizes atróficas de acne , o bioestimulador de colágeno é altamente recomendado. Ele promove a produção de colágeno no local das cicatrizes, melhorando a textura da pele e minimizando a profundidade das marcas, o que resulta em uma pele mais uniforme e lisa ao longo do tempo.

A versatilidade do bioestimulador de colágeno permite que seja usado tanto para prevenção quanto para correção de sinais de envelhecimento e imperfeições, proporcionando uma aparência rejuvenescida e natural aos pacientes.

Protocolos de aplicação e resultados esperados

De forma geral, o bioestimulador de colágeno possui resultados visíveis imediatamente após o procedimento; no entanto, o resultado duradouro começa a aparecer cerca de 30 a 40 dias após a realização do procedimento, com pico de resultado entre 60 a 90 dias.

Esse intervalo se deve à necessidade de resposta do próprio organismo em relação à substância injetada, que leva cerca de 15 a 20 dias para iniciar o processo de neocolagênese.

A CaHA e a PCL, por possuírem efeitos preenchedores além da bioestimulação, apresentam resultados visíveis mais rapidamente em comparação ao PLLA. Aproximadamente 15 dias após a aplicação, já conseguimos observar resultados expressivos com a utilização de CaHA e PCL, enquanto os resultados do PLLA se manifestam entre 40 a 60 dias após o procedimento.

Sugestões de protocolos

Os protocolos a serem utilizados dependem de diversos fatores, como o grau de flacidez da região, a reversão do envelhecimento, o tratamento para prevenção e a região facial ou corporal em questão. Todos esses fatores são determinantes para a definição do melhor produto, das quantidades e do número de sessões.

Apesar da durabilidade mencionada em relação à presença do produto no organismo, o resultado visível dependerá de muitos outros fatores, como os hábitos do paciente, a associação com outros procedimentos, a realização de manutenções periódicas, o estilo de vida, a alimentação, a qualidade do sono, o consumo de doces e carboidratos, a atividade física e o estresse excessivo.

Após a finalização do tratamento, na grande maioria dos casos, é indicada a manutenção do bioestimulador de colágeno em um intervalo de 10 a 12 meses, para manter o produto sempre ativo e os resultados aparentes, melhorando cada vez mais a qualidade da pele e o aspecto da região.

Riscos e cuidados na utilização de Bioestimulador de Colágeno

Assim como em qualquer tratamento estético, o bioestimulador de colágeno pode apresentar alguns riscos e possíveis complicações, entre eles:

Reações locais: Inchaço, eritema, sensibilidade temporária e leve desconforto podem ocorrer após o procedimento.

Infecção: Para prevenir, é fundamental utilizar diluentes estéreis, materiais descartáveis e realizar a assepsia adequada da região com álcool 70% ou clorexidina.

Resultados indesejados: Em alguns casos, pode ocorrer inflamação na face devido a uma técnica incorreta de dispersão e distribuição do bioestimulador de colágeno, ocasionando volume em áreas inadequadas.

Riscos raros: Formação de nódulos, granulomas e reações alérgicas. Nódulos e granulomas geralmente ocorrem pela má dispersão do produto ou pela não realização adequada do pós-procedimento, conforme recomendado pelo fabricante. No caso de bioestimulador de colágeno, é indicado realizar leves massagens na região tratada para dispersar o produto corretamente.

Reações alérgicas: Embora sejam extremamente raras devido à biocompatibilidade dos produtos, uma anamnese detalhada e a realização de testes alérgicos prévios ao procedimento ajudam a evitar essa complicação.

Ferramentas de gestão para procedimentos estéticos

De nada adianta oferecer um atendimento técnico de qualidade se a organização desse atendimento ainda depende de agendas de papel e folhas espalhadas pela clínica. Para que o procedimento seja realmente um sucesso, é fundamental manter um controle rigoroso dos prontuários dos pacientes, agendamentos de retornos e lembretes de acompanhamento. Esses cuidados são essenciais para que você, como profissional, possa acompanhar a evolução do tratamento, intervir quando necessário e, principalmente, transmitir credibilidade e profissionalismo ao paciente.

Para garantir esse nível de organização e controle, é indispensável o uso de ferramentas de gestão confiáveis, como softwares validados. Esses sistemas permitem o armazenamento seguro de todas as informações dos pacientes, facilitando o acesso de qualquer lugar. Por isso, uso e indico o Clinicorp, um sistema que rastreia e armazena os dados dos meus pacientes de maneira simples e fácil, acessível até mesmo pelo celular.

Essa solução torna nosso dia a dia muito mais tranquilo e organizado. Qualquer informação que o paciente solicitar sobre o tratamento pode ser facilmente acessada por você ou por qualquer membro da equipe, garantindo uma comunicação clara e segura. Um atendimento de sucesso vai desde a chegada do cliente à clínica até o pós-venda, e todas essas etapas são essenciais para a satisfação e fidelização do cliente.

Saiba mais: Sistema de Gestão para Clínicas de Estética: conheça os benefícios

Conclusão

O bioestimulador de colágeno é um material excepcional, capaz de prevenir e reverter os efeitos do envelhecimento facial, além de trazer melhorias significativas para áreas corporais, graças às suas propriedades preenchedoras e estimuladoras da produção de novo colágeno. Há diversas opções disponíveis, cada uma com características únicas, que devem ser selecionadas de acordo com a individualidade de cada paciente, considerando o local de tratamento, a experiência do profissional, as expectativas do paciente e o tempo necessário para alcançar os resultados.

Por ser uma substância biocompatível e absorvida pelo organismo, o bioestimulador  de colágeno representa uma alternativa segura e eficaz para o tratamento de rugas, flacidez e outras alterações causadas pelo envelhecimento cutâneo, bem como na reparação de cicatrizes e irregularidades corporais.

É importante destacar que o sucesso do tratamento com bioestimulador de colágeno não depende apenas da execução do procedimento, mas também do controle rigoroso de informações como rastreabilidade de lotes, quantidades utilizadas, datas de atendimento e acompanhamentos necessários. Para isso, o uso de ferramentas de gestão adequadas é essencial para otimizar o dia a dia da clínica.

Com todos esses fatores funcionando em harmonia, o uso de bioestimulador de colágeno torna-se uma prática extremamente segura, lucrativa e vantajosa para clínicas estéticas, proporcionando resultados naturais e significativos, e promovendo a fidelização dos pacientes.

Referências

BAUER, U.;GRAIVIER, M.H. Optimizing injectable poly-L-lactic acid administration for soft tissue augmentation: the rationale for three treatment sessions. The Canadian journal of plastic surgery. 2011;19(3):e22-7.

BERLIN, A.L.;HUSSAIN, M.;GOLDBERG, D.J. Calcium hydroxylapatite filler for facial rejuvenation: a histologic and immunohistochemical analysis. Dermatological Surgery. 2008;34(Suppl 1):S64-7.

CUNHA, M.G.;ENGRACIA, M.;SOUZA, L.G.;FILHO, C.D.M. Biostimulators and their mechanisms of action.Surgical & Cosmetic Dermatology. 2020;12(2):109-117.

DALLARA, J.M.;BASPEYRAS, M.;BUI, P.;CATIER, H.;CHARAVEL, M.H.;DUMAS, L. hydroxylapatite for jawline rejuvenation: recommendations. Journal of Cosmetic Dermatology. 2014; 13(1):3-14.  Consensus

KWON, T.;HAN, S.W.;YEO, I.K.;KIM, J.H.;KIM, J.M.;HONG, J.Y. et al. Biostimulatory effects of polydioxanone, poly-zd, l lactic acid, and polycaprolactone fillers in mouse model. Journal of Cosmetic Dermatology. 2019;18(4):1002-8.

LOTAIF, S.C.S. Bioestimuladores de colágeno em combate aos sinais do envelhecimento facial. [Trabalho de Conclusão de Curso] São Paulo: Faculdade de Sete Lagoas, 2021. 21p.

Transforme a gestão da sua clínica com o Clinicorp!

Com o Clinicorp, você tem um software completo que vai além da simples organização. Automatize processos, economize tempo e aumente a lucratividade da sua clínica de forma prática e eficiente.

Nosso sistema é super intuitivo, pensado para facilitar o seu dia a dia. E para garantir que você aproveite ao máximo cada recurso, oferecemos treinamentos gratuitos com especialistas que vão te guiar passo a passo.

Quer crescer de forma estratégica? Preencha o formulário abaixo e veja como o Clinicorp pode impulsionar sua clínica rumo ao sucesso!

Foto de Ana Barros

Ana Barros

Farmacêutica Bioquímica, especialista em Saúde Estética. Proprietária do Centro de Saúde e Estética Ana Barros e do Instituto Ana Barros Academy. Idealizadora do "Estética de Sucesso" e com Mestrado Internacional em Medicina Estética.

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail