fbpx ...

Como a automatização de processos financeiros potencializa o faturamento da sua clínica odontológica

Olivia Gravina
Setembro 18, 2024
Tempo de leitura: 10 minutos.
Financeiro
Compartilhe
Ilustração de dentistas usando automatização de processos financeiros.
A automatização de processos financeiros ajuda o dentista a ter mais tempo para se dedicar aos pacientes, além de otimizar as tarefas administrativas da clínica.

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

A automatização de processos financeiros é algo que vem sendo implementado nas empresas com grande constância. De acordo com o American Productivity and Quality Center (APQC), 3 em cada 4 organizações possuem um projeto de transformação do processo financeiro em andamento.

Esse processo é válido também para clínicas odontológicas, que já perceberam que organizar e automatizar processos financeiros significam aumento da lucratividade, atração de mais pacientes e crescimento exponencial das clínicas.

Neste artigo, você vai conferir como definir os processos financeiros da clínica odontológica, seus benefícios, tecnologia ideal para essa ação e o depoimento de quem automatizou as finanças da clínica e aumentou o faturamento.

Boa leitura!

Como definir processos financeiros na clínica odontológica

Definir processos financeiros na clínica odontológica é como o alicerce que garante organização, eficiência e crescimento sustentável do negócio. Ao estabelecer um fluxo claro para todas as operações financeiras, o gestor garante que cada centavo seja investido da melhor forma, otimizando recursos e maximizando os resultados.

Ao definir os processos financeiros, desde o recebimento dos pagamentos até o pagamento das contas, o gestor cria uma espécie de “manual de instruções” para as finanças, garantindo que todos os envolvidos saibam exatamente o que fazer em cada situação.

Os benefícios de definir e automatizar processos financeiros são vários:

  • Mais tempo para cuidar dos pacientes: ao automatizar tarefas repetitivas, o dentista libera tempo para focar no que realmente importa.
  • Maior precisão e confiabilidade: os dados financeiros estarão sempre atualizados e acessíveis, eliminando a possibilidade de erros.
  • Tomada de decisões mais estratégicas: com informações precisas e em tempo real, o dentista pode tomar decisões mais assertivas para a clínica.
  • Melhoria da eficiência: a automatização agiliza os processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
  • Redução de erros: ao padronizar as atividades, diminui o risco de erros humanos, como duplicidade de pagamentos ou contas não pagas.
  • Facilidade na gestão: um sistema financeiro organizado facilita a gestão da clínica, permitindo identificar oportunidades de melhoria e corrigir problemas com mais rapidez.

Para definir os processos financeiros da clínica, é necessário mapear todas as atividades financeiras, desde o orçamento até o fechamento das contas. Depois, deve-se criar fluxogramas e manuais que detalham cada etapa, indicando os responsáveis por cada atividade.

Utilizar softwares de gestão financeira para automatizar tarefas e gerar relatórios precisos é o próximo passo para a automatização dos processos, sem se esquecer de acompanhar o desempenho dos processos e fazer ajustes sempre que necessário para garantir que eles continuem eficientes.

Como gerar lucratividade com processos financeiros automáticos

A automatização de processos financeiros é a chave para que o dentista tenha mais tempo para se dedicar aos pacientes e menos tempo gasto com tarefas administrativas. 

Com isso, os pacientes ficam mais satisfeitos e sentem a necessidade de voltarem mais vezes, além de indicarem a clínica para mais pessoas. Assim, a clínica fica sempre cheia e a lucratividade é garantida.

O primeiro passo para transformar a gestão financeira do consultório para gerar mais lucro é identificar quais processos precisam ser automatizados. Faturamento, reajuste de contratos, registro de boletos, cobranças e relatórios são apenas alguns exemplos. 

Ao mapear essas necessidades, o dentista e a equipe podem sugerir melhorias e escolher as ferramentas mais adequadas.

Após esse mapeamento, vem a necessidade de utilizar um bom software financeiro para centralizar todas as informações e garantir a atualização constante dos dados. Com ele, a equipe terá acesso a relatórios precisos e confiáveis, eliminando a possibilidade de erros comuns em planilhas manuais. 

Além disso, a automatização financeira facilita a integração entre as áreas contábil e financeira, otimizando processos como gestão de fornecedores, contabilidade e auditoria.

A automatização também agiliza o processamento de transações, permitindo uma análise mais rápida de faturas, lançamentos contábeis e outros documentos. Isso garante uma gestão financeira mais eficiente e segura, permitindo que o dentista se concentre no que realmente importa: oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

Utilize o Clinicorp para uma gestão financeira com foco em organização e lucratividade

Quando o dentista percebe que a clínica pode lucrar mais com uma gestão financeira mais organizada, ele não mede esforços para colocar em prática toda essa organização. E, para isso, ele deve contar com ferramentas que ajudem e facilitem ainda mais esse processo.

O sistema Clinicorp foi desenvolvido pensando em como integrar os setores da clínica para trazer não só mais organização, mas também agilidade, controle financeiro e lucratividade. 

Com mais de 70 ferramentas que contribuem em todos os setores da clínica, uma foi desenvolvida especialmente para profissionalizar a gestão financeira: o Clinipay.

O Clinipay é a plataforma financeira integrada ao Clinicorp. Por meio dela, é possível facilitar a gestão de pagamentos, reduzir inadimplências e melhorar o controle financeiro –  tudo isso graças às funcionalidades como: integração com sistemas de pagamento, relatórios automáticos para análise financeira, separação de contas PF de contas PJ, mais disponibilidade de meios de pagamentos e muito mais.

O case de sucesso da clínica Casa do Dente exemplifica essa questão. A Dra. Bruna e seu marido Jeferson passaram por uma jornada desafiadora antes da migração digital.

Até 2021, a clínica operava processos de maneira totalmente manual. A falta de uma estrutura digitalizada não apenas tornava as operações diárias mais trabalhosas, mas também dificultava a gestão financeira da clínica, já que a organização do dinheiro era um desafio constante. 

Com o Clinicorp, a Casa do Dente encontrou facilidades como a gestão remota da agenda, precificação com mais eficiência, gerenciamento financeiro de forma mais intuitiva e análise de dados com precisão.

Essas mudanças facilitaram a rotina da clínica e resultaram em um aumento significativo no faturamento: atualmente, a Casa do Dente fatura 5 vezes mais do que faturava há 3 anos, antes do Clinicorp.

Veja no vídeo abaixo a história completa da Casa do Dente:

Conclusão

A automatização de processos financeiros ajuda o dentista a ter mais tempo para se dedicar aos pacientes, além de otimizar as tarefas administrativas da clínica. Além de identificar e mapear as áreas que podem ser automatizadas, a clínica deve contar com sistemas integrados e com tecnologia específica.

O Clinicorp é o sistema de gestão para clínicas mais completo do mercado. Com mais de 70 mil usuários pelo Brasil, o sistema proporciona agilidade, praticidade e gestão profissional para clínicas de todos os portes. 

Preencha o formulário abaixo e fale com os especialistas que vão te mostrar o que o Clinicorp pode fazer pela sua clínica!

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail​

Fale com um especialista da Clinicorp!