Conheça as áreas da odontologia mais promissoras na atualidade e descubra as oportunidades de crescimento profissional. Saiba mais sobre odontopediatria, clínico geral, ortodontia e outras especialidades em ascensão.
As diversas áreas da odontologia estão vivenciando uma revolução tecnológica sem precedentes. Os processos tornaram-se mais rápidos, os tratamentos mais precisos e eficientes, proporcionando maior segurança aos pacientes. Profissionais de todas as áreas da odontologia no Brasil têm, neste momento, uma grande oportunidade de crescimento dinâmico. Mas para isso precisamos estar preparados e informados, verdadeiramente capacitados para ser parte desse futuro promissor!
Um dos primeiros passos para isso é abraçar a realidade da odontologia digital!
Devemos entender que recursos e ferramentas que costumávamos utilizar a 10 ou 20 anos atrás, estão sendo substituídos por tecnologias que evoluem cada vez mais rápido.
Até mesmo os requisitos para o sucesso profissional nas áreas da odontologia mudou. Antes precisávamos ser um especialista no trabalho manual, hoje precisamos ter uma mentalidade digital refinada e aberta a renovação constante.
Neste blog você verá:
- Quais são as principais áreas da Odontologia?
- Quais as tendências entre as áreas de atuação da odontologia?
- Como é o mercado de trabalho?
Leia também: 5 coisas que o site da sua clínica odontológica deve ter
Quais são as principais áreas da Odontologia?
Escolher uma área específica de atuação é uma decisão importante, tanto para o estudante de odontologia que acabou de se formar, quanto para o profissional que está buscando se reinventar no mercado.
Um dos fatores mais importantes a considerar é a simpatia que você tem com a especialidade que vai escolher. Amar o que faz transforma seu trabalho diário no seu lazer remunerado.
Porém, ao tomar essa decisão é muito importante considerar também as principais áreas da odontologia atual, assim como as mais promissoras e lucrativas. Isso porque o sonho do profissional da odontologia não é somente inaugurar sua própria clínica odontológica, mas também alcançar o sucesso com ela.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a odontologia aparece como a segunda carreira mais rentável do Brasil, ficando atrás somente da medicina. A odontologia em si já se mostra um ramo confiável e promissor, porém identificar as principais áreas mais promissoras pode oferecer uma perspectiva futura fundamental para o seu sucesso profissional.
Vamos começar entendendo quais as principais áreas da odontologia atualmente:
Odontopediatria
O cuidado bucal desde cedo é extremamente importante para um desenvolvimento saudável. E essa especialização fornece formação técnica e científica para diagnosticar, prevenir, tratar e monitorar os problemas de saúde bucal do bebê, criança e adolescente.
O odontopediatra está presente desde o pré-natal odontológico das gestantes, passando por tratamentos de restauração e curativos depois do nascimento, além da orientação de como escovar os dentes do bebê nos primeiros meses de vida.
Os cuidados desse profissional com a dentição de leite da criança, terá grande influência no desenvolvimento da fala e da mastigação dela.
O profissional que decide trabalhar com odontopediatria deve ser calmo e gostar muito de crianças. Pois em geral, o odontopediatra orienta as crianças e os pais para os cuidados diários com a higiene bucal e forma pacientes que vão sem medo ao dentista na vida adulta.
Clínico Geral
Responsável por cuidar da saúde bucal de forma mais ampla, abrangendo desde profilaxia, limpeza de cáries, tártaros e restauração à dentadura, o clínico geral é uma das áreas da odontologia mais conhecidas.
Normalmente é o primeiro dentista a fazer contato com o paciente e, dependendo de como avança o tratamento, ele encaminha aquele paciente para um profissional específico.
Ortodontia
A ortodontia é a área responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária, aliando a saúde bucal do paciente com uma aparência estética agradável.
É uma das áreas da odontologia que mais cresce no mercado. Isso porque o ortodontista tem a possibilidade de trabalhar com pacientes de diferentes idades, ampliando seu campo de atuação.
Engana-se quem pensa que o ortodontista trabalha apenas com o tradicional aparelho ortodôntico fixo metálico. Existem diversos outros tipos de tratamentos, como os alinhadores invisíveis, expansores e aparelhos estéticos, que o ortodontista poderá usar em seus tratamentos.
Sobre os alinhadores ortodônticos invisíveis, esse é um tipo de tratamento ortodôntico que vai além do fator estético pelo fato de serem invisíveis, quase imperceptíveis, sendo uma grande vantagem a facilidade de remoção para higienização.
Os alinhadores ortodônticos são produtos de altíssima qualidade, muitas vezes utilizados por atletas de esportes de contato físico. Esses certamente são fatores que credibilizam o profissional que os usa em seus tratamentos.
Caso queira saber um pouco mais sobre como funcionam os tratamentos com alinhadores ortodônticos, dá uma olhada nesse artigo: Tratamento com Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: Como funciona?
Endodontia
A endodontia é a área da odontologia que trata as alterações na estrutura interna do dente, chamada polpa dentária, assim como nas raízes. Além disso, o endodontista avalia se existe algum tipo de comprometimento dos nervos e suas possíveis causas.
Um exemplo clássico é que o profissional de endodontia é responsável por realizar tratamentos de canal.
Vale ressaltar que essa especialização evoluiu muito nos últimos anos, por isso, ela tem contribuído significativamente para a melhora da jornada de tratamento odontológico do paciente. Um exemplo é a possibilidade de executar procedimentos cirúrgicos no tecido e nas cavidades pulpares, algo inviável anteriormente.
Implantodontia
A implantodontia é uma das áreas da odontologia com futuro mais promissor. O profissional implantodontista é responsável por realizar cirurgias, preparar o tecido ósseo e realizar implantes de próteses, tanto fixas como removíveis.
Essa especialidade impacta fortemente a vida do paciente, visto que seus procedimentos são extremamente invasivos. Por isso, o nível de exigência e qualidade são altos. Dessa forma, se você for um bom profissional naturalmente ganhará espaço no mercado.
Odontologia Estética
A odontologia estética é uma das áreas da odontologia que mais tem se expandido, combinando os cuidados da estética com a saúde bucal. Isso demandará do profissional estar sempre atualizado com as novidades que surgirem.
Entre suas responsabilidades estão tratamentos restauradores, protéticos e cirúrgicos, com objetivo de alcançar a reabilitação oral e o bem-estar do paciente.
Uma das razões para essa área ser uma forte tendência é a crescente preocupação da sociedade em relação aos cuidados com a beleza. O profissional dessa área terá como função realizar clareamentos, lentes de contato dentais, envernizamento, coroa, entre outros procedimentos.
Segundo pesquisa do CAGED, a odontologia estética cresceu cerca de 70% nos últimos anos, o que mostra um segmento em franca expansão.
Quer saber um pouco mais sobre essa área que possui um incrível potencial? Então leia nosso artigo sobre o tema: Odontologia Estética: o que é, procedimentos, salário e livros!
Radiologia Odontológica
O profissional especializado em radiologia odontológica aprende a analisar de forma bastante precisa as imagens da anatomia da face, tanto intra como extrabucais.
Uma das responsabilidades do dentista especializado em radiologia é elaborar e detalhar laudos que permitam a análise e diagnósticos precisos pelos demais profissionais da odontologia.
A área recorre à radiologia convencional e/ou digitalizada, tomografia convencional e ressonância magnética na busca de imagens mais precisas e detalhadas. Essas imagens, por sua vez, integram o diagnóstico e plano de tratamento de outras áreas da odontologia.
Odontologia Legal
Essa é uma das mais recentes áreas da odontologia, e embora não seja muito conhecida, está em plena expansão. Ela tem como objetivo elaborar exames e perícias judiciais, que resultam em laudos técnicos e atestados. Assim como analisar e avaliar a arcada dentária para identificar uma pessoa que tem seu reconhecimento comprometido ou impossibilitado.
O profissional dessa área é chamado odontolegista e ele pode exercer sua especialidade em universidades, convênios odontológicos e institutos de medicina legal. Além disso, ele pode prestar consultoria ou trabalhar como autônomo.
Odontogeriatria
No Brasil, assim como no resto do mundo, a taxa de envelhecimento tem crescido nos últimos anos e tanto as patologias como os tratamentos para os idosos, diferem dos aplicados para adultos e crianças. Por isso, dentre as áreas da odontologia, a odontogeriatria é uma das que mais tem demandado a necessidade de profissionais.
Ao longo da especialização o profissional aprende, entre outras coisas, diferentes maneiras de levar mais qualidade de vida para o público idoso, que demanda extremo cuidado durante os atendimentos.
Quais as tendências entre as áreas de atuação da odontologia?
Nesse ponto já conseguimos perceber como a odontologia em geral tem um futuro promissor à sua frente. Somando avanços tecnológicos com a demanda crescente, principalmente pelos serviços estéticos, é esperado um crescimento como nunca vimos antes.
Dentro de todo esse crescimento, ainda assim, conseguimos destacar algumas áreas que devemos estar atentos pelo potencial que possuem. Vamos conferir.
Harmonização Orofacial
A harmonização orofacial é um dos serviços estéticos mais procurados na atualidade. Dados levantados pelo G1, indicam que somente entre 2014 e 2020 o número de procedimentos realizados subiu de 72 mil para 256 mil ao ano.
A harmonização orofacial consiste em um conjunto de diferentes procedimentos estéticos que visam equilibrar e harmonizar o sorriso e a face, assim como algumas regiões específicas do rosto, como queixo, nariz, lábios, dentes ou a região malar, onde estão os ossos da bochecha.
Em resumo, ela ajuda a melhorar a parte estética, a auto estima e a qualidade de vida do paciente e está em constante expansão.
Saúde coletiva
A saúde coletiva na odontologia inclui uma série de ações educativas e preventivas, que são realizadas tanto individualmente quanto coletivamente. Essas ações visam reduzir os fatores de risco que ameaçam a saúde do indivíduo, além de passar adiante informações de proteção à saúde.
O profissional da saúde coletiva enxerga o paciente realmente como uma pessoa em todas as suas complexidades e patologias. Ou seja, se há alguma doença, ou suspeita de doença, o dentista da saúde da família pode pedir exames mesmo que não tenha relação direta com a odontologia.
Alinhadores invisíveis
Alinhadores Ortodônticos Invisíveis também são uma grande tendência para quem trabalha na odontologia. Esses alinhadores são placas alinhadoras usadas em tratamentos odontológicos que visam a melhora da saúde bucal e estética dos pacientes, através da correção no alinhamento da dentição. Eles costumam ser discretos, de fácil remoção e muito eficientes.
Muitos profissionais se perguntam: por que trabalhar com alinhadores ortodônticos? Visto que costumam ser mais caros, o que demanda um público com maior poder aquisitivo.
Em paralelo a isso, mesmo sendo um tratamento em plena expansão, existem poucos profissionais especializados no assunto, o que se torna um diferencial importante e uma oportunidade para quem deseja aumentar o faturamento e crescer profissionalmente.
Inteligência Artificial
Talvez você já tenha ouvido essa expressão em algum filme de ficção científica ou algum vídeo sobre ciência do futuro. Mas a inteligência artificial já está presente nas nossas vidas nas mais variadas formas.
A inteligência artificial se refere a tecnologia capaz de criar sistemas e padrões que funcionam de forma independente e otimizada. Dessa forma, ela consegue executar processos sem a ajuda operacional de um ser humano, tudo de forma rápida e com máxima precisão, por isso, a chamamos de “inteligente”.
E na odontologia? Na odontologia encontramos a tecnologia CAD/CAM, utilizada no processo de mapeamento e produção de peças dentárias como coroas, prótese dentária, aparelhos, entre outros.
Essa tecnologia faz um trabalho minucioso para moldar o tamanho e a forma exata de cada peça. Dessa forma, o resultado final fica praticamente ideal, e ganha máxima qualidade.
Sistema de gestão
Servindo para qualquer uma das áreas da odontologia, um software odontológico de gestão tem como objetivo otimizar os processos da sua clínica, desde o agendamento, passando pelo diagnóstico digital e indo até o acompanhamento do pagamento de parcelas do tratamento.
Um software odontológico completo facilita a vida do dentista e aumenta os seus resultados, pois suas ferramentas permitem otimizar a execução de vários processos. Logo, não é difícil imaginar um futuro em que um sistema de gestão digital seja considerado essencial para o sucesso de uma clínica odontológica.
Como é o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho para o profissional de odontologia está em constante expansão, pois existem diversas possibilidades de especialização e crescimento. Atualmente podemos trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, sindicatos, escolas, entre outras. Além, claro, de abrir o próprio consultório.
A maior fatia de mercado hoje em dia está nas regiões sul e sudeste do país, onde se concentra a maior oferta universitária de odontologia e mais da metade dos dentistas do país. Aparentemente, poderíamos avaliar que o mercado está saturado, porém a demanda é muito grande nesses polos.
Na parte norte, nordeste e centro-oeste existe uma carência maior de profissionais, de modo que apresentam mais vagas em aberto, tanto para o setor público como privado.
Dessa forma, entendemos que as áreas da odontologia no Brasil possuem imenso potencial atual e futuro. Os próximos 10 anos prometem ser de pleno crescimento e altamente lucrativos para os profissionais.
Posso trabalhar por conta própria?
Ao contrário do que possa parecer, o processo para se tornar um dentista autônomo não é tão complicado, mas exige muita atenção às informações necessárias e planejamento para que não haja surpresas.
Saber fazer um bom planejamento, escolher uma boa localização, quais equipamentos comprar e estar em dia juridicamente com suas responsabilidades são fatores indispensáveis para o sucesso do seu negócio.
E para te ajudar nesse processo de independência preparamos um artigo bastante prático, confira: Clínica Odontológica: Guia para montar a sua e ter sucesso.
Conclusão
Entender e decidir seu campo de atuação vai ser essencial para o seu sucesso profissional. Estude bem as principais áreas da odontologia que temos hoje e identifique a que você tem mais afinidade, conciliando sua satisfação pessoal com as suas expectativas de ganhos. Essa será a equação perfeita para o seu sucesso.
É importante, também, estar atento constantemente às novidades que surgem e abraçar de vez a tecnologia. Estudar e dominar os avanços que estão surgindo te colocam à frente da concorrência e proporcionam tratamentos com mais qualidade e praticidade para seus pacientes. Isso serve para qualquer uma das áreas da odontologia atual.
Além disso, atualmente, o cirurgião dentista não depende apenas de seus conhecimentos técnicos para alcançar o sucesso. É preciso também, aprender a gerir seu consultório e entender que está adiante de um negócio, de um empreendimento.
Para entender melhor como deve funcionar a parte financeira da sua clínica, não deixe de conferir este artigo: Por onde começar a organização financeira na odontologia?